sexta-feira, 1 de abril de 2011

Comemorações: 178 anos de Nova Iguaçu


No dia 15 de janeiro, a cidade de Nova Iguaçu comemorou 178 anos. A prefeitura da cidade promoveu várias atividades para comemorar a data especial no calendário da Baixada Fluminense. O PET/Conexões - Dialogando e Interagindo com múltiplas realidades e saberes na Baixada Fluminense - esteve presente em algumas, dentre as quais destacamos a peça produzida e encenada pela Cia. Teatral Fios da RocaDe Iguassú Velha à Nova Iguaçu”, onde registramos, além do espetáculo, os bastidores.

A Cia. Teatral Fios da Roca que nasceu em Nova Iguaçu e no início era composta por 15 membros e conhecida como “Os Guerreiros”, hoje soma doze anos de estrada e tem em sua composição 3 membros. A Cia. encenou um espetáculo que contou a história da cidade de Nova Iguaçu, tendo como base para o roteiro o texto de autoria do professor Ney Alberto “De Iguassú Velha à Nova Iguaçu”.  A peça foi exibida no Espaço Cultural Sylvio Monteiro com a direção de Ribamar Ribeiro, musicalização de Alisson Casanova, iluminação de Paulo Vieira e no elenco,  Claudina Oliveira, Márcio Guedes e Tiago Costa, integrantes da Cia Fios da Roca.


Além do teatro, outras formas de arte tiveram seu espaço garantido na programação do aniversário da cidade. Ainda no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, foi inaugurada a exposição “De Iguassú à Iguaçu”. Composta por textos, mapas, fotos e relíquias encontradas em escavações, a exposição com curadoria do Professor Ney Alberto conseguiu contar um pouco da história da cidade através desses “pequenos”, mas preciosos objetos.

E pela manhã, bem antes das atividades anteriormente descritas, tivemos no pátio da Igreja de Santo Antônio da Prata, a inauguração da exposição do fotógrafo Paulo Santos que depois seguiu  para o Espaço Cutural Sylvio Monteiro. Conhecido por contar a história Iguaçuana através de imagens, o fotógrafo que acabou de lançar o livro “Imagens Iguaçuanas”, expôs mais de dez painéis de 2x1m, com belas fotos da cidade. A promessa é de que a mostra percorra outras repartições públicas! 


Por: Stephanie Nunes

Popular Posts