quarta-feira, 13 de abril de 2011

I Semana da Baixada Fluminense

O Pet Conexão Baixada IM, fruto da fusão dos programas Conexões de Saberes (PCS) e Educação Tutorial (PET), mediante a articulação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, busca contribuir com a formação acadêmica e cidadã dos estudantes do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Propõe a Semana da Baixada sob o título Conexão Baixada: Dialogando e Interagindo como uma das possibilidades de criação de um espaço de interlocução entre os diversos protagonistas das histórias e culturas na Baixada Fluminense/RJ e o ambiente universitário. Trata-se de um encontro ao longo de uma semana onde estarão presentes, dialogando e interagindo professores, pesquisadores, alunos universitários e da escola básica, artistas, produtores culturais e os mais variados grupos culturais da região.

A I Semana da Baixada Fluminense, vem com o objetivo de viabilizar múltiplas possibilidades de interação entre o saber acadêmico e não acadêmico no IM/UFRuralRJ, aproximando os protagonistas da cultura na Baixada Fluminense/RJ do conhecimento científico. Vem possibilitar uma ampla vivência da comunidade acadêmica e a comunidade dos grupos e moradores que vivem no entorno da Universidade . O evento vai acontecer entre os dias 16 e 20 de maio. Na segunda, dia 16, acontecerá às 18h a mesa de abertura do evento, seguida de uma mesa com o tema "Baixada Fluminense: espaços, histórias e identidades". Nos dias 17 e 19, às 14h serão exibidos filmes, médias e curtas, tendo a baixada como temática, seguidos de debates. Também será realizada uma caminhada ecológica à Reserva Biologica de Tinguá com o grupo PET do curso de Geografia (PetGeo), no dia 18. No decorrer da semana também serão apresentados trabalhos de alunos e Professores da Universidade. Para encerrar o evento o PET Conexão Baixada propõe uma Mostra Cultural, onde irão se apresentar artistas da Universidade como o grupo de choro "Engole o Choro" e do entorno como o grupo "Enraizados" com Hip Hop e alunas do "Espaço Gia Nut de Dança" com folclore árabe e dança do ventre.


O Instituto Muldisciplinar - UFRuralRJ, fica na Avenida Roberto Silveira, s/n. Centro - Nova Iguaçu, próximo ao Viaduto da Posse e a garagem da Linave.

Popular Posts