quarta-feira, 6 de abril de 2011

Semana da Baixada


O PET-Conexões está trabalhando para realizar a 1ª Semana da Baixada no Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Um evento aberto ao público, com o intuito de interagir e divulgar os múltiplos saberes que a Baixada possui. A ideia é construir esse evento dando ênfase aos aspectos e caminhos que traçam o pensamento sobre a história e a realidade dessa parte da região metropolitana que ainda sofre com inúmeros preconceitos e classificações não pertinentes ao seus verdadeiros valores.

Não é difícil entender que o maior valor de um lugar é seu povo. A Baixada não perde com isso, ela ganha com esse aspecto. Ganha com a garra e com a variedade cultural que o morador tem. A partir disso, a principal característica desse evento é mostrar a proximidade do acadêmico com o popular, mostrando a relação que ambos possuem, cada um com seu valor social dentro de uma cadeia de valores que constroem uma sociedade.

O que falta para o melhor desenvolvimento da Baixada é a comunicação. Falta divulgar a Baixada levando em conta suas características que formam seu povo, ou seja, não só noticiários trágicos que são costumeiros ao se retratar Baixada Fluminense, mas um diálogo de regiões onde seja acrescentado os frutos que surgem de um lugar muitas vezes esquecido.

A semana da Baixada será entre os dias 16 e 20 de maio, no auditório do Instituto Multidisciplinar (UFRRJ- Nova Iguaçu). Avenida Roberto Silveira, s/n. Moquetá. Nova Iguaçu.

Popular Posts