sábado, 26 de março de 2011

Visita ao Professor Ney Alberto de Barros


No dia 16 de dezembro de 2010 o PET Conexões do IM fez sua primeira atividade-campo. Para este grupo  que busca dialogar com diversos saberes da Baixada Fluminense, nada melhor que fazer uma visita ao Espaço Cultural Sylvio Monteiro, popularmente conhecido como Casa da Cultura de Nova Iguaçu, e bater um papo sobre a Baixada com o professor Ney Alberto.Em meio a pastas porta-arquivos, antigos objetos encontrados em escavações, muitos papéis, e máquinas de escrever, Ney demonstrar ser além de um ótimo anfitrião, um grande historiador, aventureiro, arqueólogo, estudioso e ótimo contador de causos.

Por quê Baixada Fluminense? Essa foi a primeira pergunta do encontro. Segundo Ney,  baixada em relação às serras, ou seja, todo terreno semi-plano que está no entorno da Baía de Guanabara pode ser considerado baixada, e fluminense vem do latim flumen que significa rio. O historiador discorreu brevemente sobre a história de cada uma das cidades da Baixada Fluminense, e encantou-nos ao nos revelar a nossa história. Sim, nós temos uma bela história que precisa ser (re)contada e valorizada!

E essa foi a nossa primeira aventura pelos multiplos olhares sobre a baixada. Fomos embora, mas nos despedimos em parte, afinal uma porta se abriu!

Popular Posts