terça-feira, 26 de maio de 2015

Roda de Conversa com Éle Semog


Temos a honra de ter como convidado para a nossa próxima Roda de Conversa o poeta e militante negro, natural de Nova Iguaçu, Éle Semog! 

Como militante do movimento social negro, Semog participou de diversas organizações de combate ao racismo, lutou contra a ditadura militar e pela promoção da democracia. Na década de 1980, participou da fundação do Jornal Maioria Falante e do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas - CEAP, onde também foi presidente. Atualmente é membro do Conselho Executivo do Instituto Palmares de Direitos Humanos e Secretário Executivo do CEAP. Seus poemas foram musicados pelos compositores Irinéia Maria, Teo de Oliveira, Mauro Marcondes e Laércio Lino. Semog acredita que a literatura exige militância e nesse sentido, como escritor, participou de muitas atividades durante a resistência à ditadura militar. Fundou os grupos Garra Suburbana de Poesia e Teatro; Bate-Boca de Poesia e Negrícia Poesia e Arte de Crioulo. Com esses grupos realizou recitais e oficinas de literatura em escolas, universidades, sindicatos, presídios, hospitais, associações de moradores de favelas, teatros, na rua e nos trens da Central. Semog organizou e realizou, juntamente com outros poetas o I, II e III Encontro Nacional de Poetas e Ficcionistas Negros Brasileiros, realizados no Rio de Janeiro e em São Paulo. 



A Roda de Conversa será realizada nesta quinta, dia 28 de maio, na sala 309, bloco multimídia do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ – Campus Nova Iguaçu (próximo ao viaduto da Posse e garagem da Linave).


Popular Posts