segunda-feira, 25 de abril de 2016

30 de abril: Dia da Baixada Fluminense





O Fórum Cultural da Baixada Fluminense¹ justifica a importância em celebrar os nossos valores regionais, fazendo ressalva a conscientização da população frente às problemáticas atuais, assim como, por meio da data comemorativa, “estimular o crescimento da auto-estima” dessa população.

Com simbologias e significados dos mais diversos, o indivíduo concebe a sua imagem de acordo com sua vivência do que é a Baixada Fluminense. Mas uma pergunta pode ser pertinente: por que dia 30 de abril seria o “Dia da Baixada”? No próprio site do Fórum, temos a resposta:


A data de 30 de abril refere-se à inauguração da primeira Estrada de Ferro construída no Brasil, em 1854, que ligava o Porto de Mauá (Estação Guia de Pacobaíba) à região de Fragoso, no pé da Serra de Petrópolis.

(…) A partir daí foram construídas outras ferrovias na região e a Estrada de Ferro tornou-se um marco histórico da ocupação urbana, dando novo perfil à ocupação do solo. Foi o começo do fim dos portos fluviais de navegação pelos rios e dos caminhos de tropeiros e o início do processo de surgimento de vilas e povoados que se organizaram em torno das estações ferroviárias, origem das atuais cidades da Baixada Fluminense.


Com o apoio do PET Conexões Baixada, convidamos a todos para prestigiar o evento do dia 29 de abril, no auditório da UFRRJ/IM, a partir das 18h. Para saber mais, clique aqui  e confirme a sua presença!


¹Para mais informações sobre o que é o Fórum, quais são seus parceiros seus artigos e demais informações associadas à Baixada, clique aqui.

Popular Posts