terça-feira, 15 de março de 2016

Programa semanal da Rádio Nacional tem Baixada como tema


Atração semanal da Rádio Nacional apresenta o programa de variedades Todos os Ramais - nos trilhos do Grande Rio sobre a Baixada Fluminense/RJ.


Atração semanal da Rádio Nacional, o programa Todos os Ramais - nos trilhos do Grande Rio apresenta o “caldeirão cultural” da Baixada Fluminense, abordando arte, cultura, meio ambiente e patrimônio, num programa com a participações de atores da região.

Na edição de estreia do programa, o jornalista Marcos Gomes, coordenador da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, conta que a ideia surgiu a partir da queda da audiência na região da Baixada Fluminense. Observando o que se apresentava sobre a região, as informações eram sempre as mesmas “convencionais”: violência, miséria, carência, falta de segurança, falta de saneamento e etc. O jornalista conclui que a 50 anos a Baixada é retratada dessa mesma forma! A partir daí refletiu-se sobre o que faltava na programação da Rádio, e descobriu-se uma produção cultural intensa, variada e criativa na Baixada. Marcos foi atrás dos produtores culturais e através desses contatos percebeu que faltava uma programação preocupada em revelar as ricas produções da região. Em 2015, a Rádio começou a realizar externas em municípios da Baixada e um deles foi realizado em Nova Iguaçu, em nosso Instituto Multidisciplinar - UFRuralRJ, durante a IV Semana da Baixada, principal evento realizado pelo nosso grupo, e com a participação de nosso tutor (confira aqui o programa). No final do ano ficou claro para todos da equipe que eles deveriam dedicar um horário à Baixada Fluminense, de maneira que a região seja vista e ouvida de uma outra forma.

Todos os Ramais é apresentado pela jornalista Luciana Valle, pode ser  acompanhado pela Rádio Nacional, AM 1130 Khz, ou através do site. O programa da Radio Nacional é emitido aos sábados, as 11h, e tem reprises aos domingos, as 23h. Confiram aqui os programas que já foram ao ar.



Confiram abaixo as sinopses dos programas já emitidos

O programa do dia 5 de março, apresentou entrevista conduzida pela jornalista Luciana Valle com a produtora cultural Claudina Oliveira que fala sobre o seu despertar para a produção literária da Baixada e apresenta autores que tratam das belezas, dos valores e das vivências da gente que está na outra margem do rio. Sebastião Raulino, biólogo, especialista em conflitos ambientais, integrante do Fórum dos Atingidos pela Indústria de Petróleo e Petroquímica das Cercanias da Baía de Guanabara traçou um panorama das nossas águas e da degradação das áreas ocupadas.O historiador Gênesis Torres revela como se deu a expansão demográfica e o crescimento da região situada entre o mar e as montanhas, enquanto que Ras Bernardo, músico de Nova Iguaçu que fundou o Cidade Negra há 27 anos, resgata o reggae da Baixada Fluminense que ganhou o Brasil e o mundo. “Todos os ramais – nos trilhos do Grande Rio”, vai ao sempre aos sábados, às 11h, com reprise aos domingos, às 23h.

No programa do dia 12 de março, você fica sabendo como se deu a influência da Igreja Católica na formação das vilas da Baixada Fluminense. O programa tem também entrevista da produtora Dani Francisco, sobre a  importância da produção cultural num cenário de carências de políticas públicas, além da participação do professor Sérgio Fonseca sobre as biografias de  João do Vale, Dominguinhos, Gordurinha e Nelson Cavaquinho, que não são citadas como artistas baixadenses. A história do Centro Cultural Donana, contada pelo músico Dida Nascimento e a poesia de Lirian Tabosa com a produtora cultural Claudina Oliveira. Todos os Ramais também convida o biólogo Sebastião Raulino para conversar sobre a mobilização popular "por uma justiça ambiental na Baixada".


Por: Stephanie Nunes 
Fonte: http://radios.ebc.com.br/todos-os-ramais
http://radios.ebc.com.br/tarde-nacional/edicao/2015-09/tarde-nacional-em-nova-iguacu-estacao-baixada 

Popular Posts