domingo, 15 de janeiro de 2012

Semana Acadêmica de Pedagogia UFRRJ 28/11/2011 a 02/12/2011 (Cine-debate: Granito de Arena)

A Semana de Pedagogia da UFRRJ, campus Nova Iguaçu 2011, ocorreu entre os dias 28 de novembro e 03 de Dezembro de 2011, e uma das atividades (Atividade 3), que constou na programação, foi a exibição do filme "Granito de Arena", seguida de debate e comentários, com os professores Otair Fernandes - UFRRJ e Flávio Onício - UFRRJ e mediação da discente de Pedagogia Thayná Marracho.

O filme, um documentário realizado no México em 2005, retrata a realidade dos professores lutando em prol da escola pública de uma região. A película traz reflexões de alguns nomes sobre a educação, como é o caso da fala do escritor uruguaio Eduardo Galeano:

"Culto é o que melhor aprende a se entender com os demais. Alguém que tenha algo a dizer e que valha a pena escutar."

Logo após o filme tivemos um bate-papo com os professores, e também sociólogos, Otair e Flávio e os presentes participaram através de perguntas.
A conversa teve inicio com o professor Dr. Otair Fernandes, sempre engajado nas causas políticas, iniciou a fala e dentro do seu discurso pudemos fazer um recorte de frases que sintetizam situações do filme. Em seguida, o professor Dr. Flávio, fez além de comentários sobre o filme, um breve relato de sua recente viagem ao México onde pode comprovar de perto situações mencionadas no filme. Como exemplo citaríamos o povo altamente politizado, isso se deve ao fato de os mexicanos lerem bastante e, também, pais atuantes na educação dos filhos. Sendo a última colocação, muito importante para a formação escolar de uma criança.

Popular Posts